domingo, agosto 13, 2006

Falei sobre isso na nossa última aula


KAKÁ E OS CRAQUES BLOGUEIROS

O herói do primeiro jogo da Seleção é o ícone de uma geração de torcedores que se comunica com os ídolos por meio da internet

Ricardo Amorim e Ivan Padilla, de Berlim

Revista Época, 19 de junho de 2006, Edição 422

Depois de explodir o time da Croácia com um míssil teleguiado em curva, o craque Kaká partiu para o abraço virtual com uma audiência ampla: os leitores de seu blog. "Uh, uh! Meu primeiro gol em Copa", iniciou o post, para depois completar: "Pensei nos meus pais e imaginei as pessoas pulando na frente da TV no Brasil". Kaká é o ícone de uma nova fase na relação entre craques e torcedores, a "geração internet".

De um lado, os jogadores substituíram o celular no ouvido pelos computadores a tiracolo. "Não conheço nenhum craque que não leve um laptop para a concentração", diz Diogo Kotscho, assessor de Kaká. Do lado de cá da arquibancada, cada vez mais os torcedores acompanham futebol pela internet. Segundo pesquisa da consultoria especializada Global Market Insite (GMI), realizada em 12 países, 45% dos entrevistados escolheram a web para se informar sobre a Copa do Mundo, porcentagem superior à dos jornais e inferior apenas à da TV.

Fazendo a ponte entre ambos - craques e torcedores - está a grande estrela da primeira Copa do Mundo realmente interativa: o blog. Os blogs são espaços democráticos, que permitem a interação entre os próprios internautas, e não apenas com os blogueiros. O de Kaká é um dos mais movimentados. "Ele sentia falta de saber como está o clima no Brasil entre os torcedores. Agora, tem um bom termômetro por meio dos comentários a seus posts", diz Diogo Kotscho.

Na segunda-feira, véspera do jogo em que sairia como herói, Kaká escreveu sobre sua expectativa da estréia e colheu mais de mil comentários dos torcedores. A princípio temeroso de fazer alguma revelação imprópria sobre o ambiente da concentração, Kaká acabou se soltando e hoje manda posts quase diários, contando tudo o que sente vontade. Mas, é claro, falando mais de si que dos companheiros de equipe. Segundo o assessor, é o próprio jogador quem escreve os textos. Cabem a Diogo apenas uma revisão final e o envio para a publicação. Na semana passada, o blog do craque do Milan - que a torcida do São Paulo reverencia como se até hoje ele vestisse a camisa tricolor - registrou a média de 50 mil visitas diárias. O blog é patrocinado pela AmBev, numa demonstração de que a internet cada vez mais desperta o interesse dos anunciantes.

O blog de Roberto Carlos também está entre os mais visitados. Os posts são atualizados a cada dois ou três dias. Todos trazem fotos do lateral com os companheiros da Seleção, feitas na concentração ou nos treinos. Trazem também relatos curiosos do dia-a-dia. "Vitória!!!", anunciava a mensagem publicada no dia seguinte ao jogo do Brasil. "Primeiro jogo, primeira vitória! Começamos bem o caminho do hexa. Mas muita coisa tem de melhorar. Copa do Mundo é assim, tem de crescer na competição." Adiante, ele anuncia os planos para as próximas horas: "Hoje é nosso tão sonhado dia de folga. Dia para dar uma volta, encontrar as pessoas de que gostamos, ir a um restaurante diferente".

Na foto que ilustra esse post, Roberto Carlos aparece ao lado de Ronaldo no treino anterior ao jogo contra a Croácia. Quase todos os leitores comentaram a apagada atuação do atacante. Uma delas, identificada como Maruta, diz que Ronaldo não deve começar jogando a próxima partida. "Faça uma pergunta ao Parreira: 'Se fosse o Robinho que estivesse meio devagar, ele escalaria o Ronaldo no domingo?'", diz ela. "Fala para o Ronaldo Fenômeno que estou do lado dele", respondeu Iza Jiviani Cardoso, servindo-se de Roberto Carlos para dar um recado ao ídolo.

As conversas que se estabelecem entre blogueiros e fãs raramente precisam de moderação. Provocações e ofensas normalmente são expurgadas pela própria comunidade que se forma em torno de um blog. "De vez em quando, aparece um corintiano para dizer que o Nilmar é melhor que o Fred. Mas não precisamos fazer nada, os internautas mesmo se encarregam de defendê-lo", afirma Francis Melo, coordenador do blog do atacante mineiro que atua na França e usa seu blog para comentar os jogos da Seleção. O goleiro reserva da Seleção, Rogério Ceni, tinha medo de que os adversários do São Paulo ä Futebol Clube o alvejassem com tomates virtuais. O temor se mostrou infundado. "Curiosamente, ele não é provocado por torcedores de times rivais. Acho que a Seleção ajuda a unificar a torcida", diz o assessor André Carnielli. É ele quem ajuda o jogador a colocar no ar os textos que escreve de próprio punho.

Rogério aproveita a liberdade para elogiar colegas. Isso já chegou a ser visto como uma indireta para o técnico Parreira. Ao falar das cobranças de falta de Juninho Pernambucano, escreveu: "Um aproveitamento fantástico, e olha que de faltas eu entendo. Tiro o chapéu para o Juninho, no momento ele é o melhor cobrador de faltas do mundo. E digo mais, se ele jogar durante esta Copa, quando pintar uma falta perto da área, pode arrumar a cadeira e se preparar para gritar gol!". Há quem tenha enxergado na frase uma pressão pela escalação do meia do Lyon. Mas o goleiro são-paulino afaga até mesmo os rivais na briga por um lugar no time titular. Faz questão de esfriar os ânimos dos que pedem, nos comentários, sua escalação com a camisa 1 do Brasil. "Para minha surpresa e felicidade, vejo que muitos comentários são de torcedores que desejam me ver jogando. Mas peço de coração a todos que torçam bastante para que o Dida faça uma ótima Copa do Mundo, pois ele também é um grande goleiro e companheiro", postou no dia 12, véspera da estréia do Brasil na Copa. Rogério sabe que soa simpático falar bem de seu principal concorrente. Numa época em que os craques são estrelas midiáticas, a internet é uma poderosa ferramenta na construção de uma boa imagem.

Craques como o inglês Michael Owen, o espanhol Xabi Alonso e o francês Claude Makelele também mantêm diários virtuais na internet. São, no entanto, extremamente burocráticos e desatualizados. No post de 13 de junho, três dias depois da estréia da Inglaterra na Copa, Owen comentava que começou a acompanhar Mundiais em 1990. Não mencionou uma palavra sobre a competição na Alemanha. Xabi Alonso, autor de um dos quatro gols da espetacular vitória da Espanha sobre a Ucrânia, falou de sua predileção por jogar golfe e paddle nas horas vagas. Isso a dois dias do início da Copa. No mundo dos blogs, até agora o Brasil é o campeão indiscutível.

Acesse e confira:

Blog do Kaká
Blog do Rogério Ceni
Blog do Ronaldinho Gaúcho
Blog do Roberto Carlos
Blog do Fred

1 Comments:

At 1:31 PM, Anonymous Anônimo said...

Aprendi muito

 

Postar um comentário

<< Home